Está chegando a hora!
O Prefeito da capital maranhense deve ser o próximo a ter o mandado posto em risco pelo Império dos Sarney no estado do MA.
É claro que a mídia central não divulga esse tipo de noticia.
Porém, todos os que conhecem o sistema político do norte e nordeste do Brasil sabe:
"Quando se perde um aliado de grande porte no cenário político regional, se perde também a estabilidade... se perde o poder de conquistar... se perde muitas vezes o direito de legislar... o direito de governar".
É dificil aceitar, porém, essa é a pura verdade.
No Maranhão, a família Sarney não tem somente uma história, tradição...
Eles tem um legado, uma honra... status, convicção.
Os Sarneys sabem que, uma vez que recuperam o poder de um estado pobre, porém, de grande força de crescimento e expansão (e isso todo mundo que conheço o MA sabe - não precisa ser perito ou "estudado" pra saber)...
Uma vez que eles recuperam o domínio sobre o povo, sobre o caixa do governo, sobre a vida da população, eles tem em suas mãos ferramentas ideais para expandir cada vez mais o seu território de combate...
Esse foi o desejo dos Sarneys, iniciado e transmitido publicamente a nação brasileira quando José Sarney decidiu tornar-se vice na candidatura de Tancredo Neves à presidência da República em 1985...
Era como se José Sarney soubesse "mais ou menos" que Tancredo Neves iria morrer - ou na melhor e mais certeira das ipóteses "ser assassinado" - antes de poder assumir a presidência da República.
Ao assumir a Presidência da República Federativa do Brasil em 1985, José Sarney, tinha em mãos a maior oportunidade de sua vida... a maior oportunidade da família Sarney... a maior oportunidade de um político nordestino:
Governar com eqüidade, justiça e retidão o povo que elegera, pela primeira vez, desde a ascensão do regime militar, um presidente em eleições diretas - Presidente esse que não fora ele - o escolhido - mas, como parceiro do mesmo, deveria agir com imparcialidade, justição e igualdade.
No incio do governo era tudo bom...
Entretando os anos se passaram e o Presidente Sarney não cumprira com os seus principais objetivos, muito menos com os propósitos estabelecidos por aquele a quem a Nação escolhera o grande ilustre homem, pai de familia honrado Sr. Tancredo Neves.
Com isso o povo do estado do Maranhão, que fora um dos estados mais afetadoss pela crise inflacionária que o Brasil vivera naqueles dias, ficou machucado, magoado, triste, descrente, decepcionado...
Com aquele que era um dentre eles, mas que, porém, não assumira as responsabilidades e o bom trabalho que prometera exercer.
O povo maranhense, marcado pelo trabalho duro, pelo pouco recurso, estilo de vida simples, humilde, porém honesto e íntegro, se depara com os contrastes da vida.
Um dos seus manchara a imagem do povo maranhense...
Teve a oportunidade de realizar grandes feitos... desperdiçou uma a uma dando uma má impressão que até hoje é comentada em grandes cidades e nos rincões do nosso Brasil.
Observando tudo isso que descrevo nesse artigo, venho a declarar que, logo após a saída de José Sarney da presidência da República, o mesmo, não optou mais por candidatarse a cargos de elite na política maranhense...
Ele se foi... Se foi... Foi ao estado do Amapá... Fazer?
Até hoje não se sabe bem o que.
O que se sabe, e quem conhece bem a história reconhece como verdade é que, ele, José Sarney, foi ao estado do AP continuar a sua carreira política - uma vez desgastada, manchada e mau observada pelos seus patrícios... por causas dos seus próprios erros... dos seus próprios deslizes como autoridade máxima da nação brasileira.
Ele foi pra lá para preservar a sua carreira... e quem sabe... um dia... voltar a elite do cenário político nacional...
E conseguiu!
Hoje, José Sarney não mais aquele homem fracassado...
José Sarney tornou-se Presidente do Senado Federal, um dos maiores órgãos do governo brasileiro abaixo da Presidência e, tal vez, dos ministérios.
Ao mesmo tempo em que Sarney se escondia no Amapá e planejava, arquitetava o seu retorno triunfante à elite do cenário político nacional, ele consolidade a estruturação mais forte do que nunca do seu legado familiar no estado do MA...
O estado que ele, José Sarney, decepcionou cruelmente.
Com isso, criou, articulou, divulgou e consolidou a imagem dos filhos, mas, principalmente da filha Roseana Sarney como figura política de grande influencia e admiração entre o povo maranhense...
O interessante foi a força, garra, determinação e ousadia com que Roseana Sarney estabeleceu e consolidou o seu espaço político a nivel, não somente regional (estado do MA e nordeste do Brasil) mas a nivel nacional.
Só não foi eleita à presidencia da República em 2002 porque mais uma vez, os algozes da familia Sarney conseguirem impedi-lo de triunfar e obter a expansão e consolidação de seu império a nivel nacional.
Entretanto, Roseana deu na volta por cima, e conseguiu eleger a um sucessor - que embora a traísse logo após a sua posse, demonstrou novamente a grandeza da influencia da familia Sarney a nivel regional.
Roseana, estabeleceu-se como Senadora, e embora tenha perdido as eleições de 2006 para o então candidato e hoje governador caçado pelo estado do MA, Jackson Lago do PDT, Roseana consegui mais uma vez, juntamente com o império Sarney, demonstrar que...
Mesmo quando todos pensarem que os Sarneys não conseguirão mais alcançar grandes posições no cenário político nacional, todos se admirarão com a surpresa que obterão ao verem, essa familia batalhadora e ao mesmo tempo sagaz, resurgindo dentre as cinzas, indo em direção as maiores alturas...
Eles não são apenas uma familia...
Eles são um Império.
IMPÉRIO SARNEY.
Com isso não é de se duvidar que, alguém como João Castelo, que outrara, em tempos remotos, fora um dos grandes aliados de José Sarney, porém hoje é um dos inimigos declarados do mesmo, venha a cair nas garras dos defensores do Império Maranhense.
João Castelo que na campanha a prefeitura em 2008, fez anuncios e declarações insinuosas e infames contra o então candidato e atual Deputado Federal Dr. Flavio Dino (PC do B), como, por exemplo, reunir a sociedade evangélica e declarar boatos entre os mesmos de que Flavio Dino, por ser membro e candidato do Partido Comunista, teria como uma de suas principais armas e metas de governo, a proibição da liberdade religiosa e serviço ao culto livre.
Que burrice essa de João Castelo!
Embora ele tenha sido astuto e tenha tido até mesmo um plano que surtiu efeito na hora na votação, foi evidente que eele, João Castelo, utilizou o pouco conhecimento e a pouca instrução intelectual da maiorias do evangélicos de São Luis para conseguir votos para a sua consolidação como novo prefeito da capital maranhense.
João Castelo, que também declarava e espalhava até mesmo cartazes nos pontos de onibus coletivo urbano de São Luis com um foto (imagem) de rosto onde metade da face era caracteristica de Flavio Dino e a outra metade era caracteristica de José Sarney, e abaixo a mesma havia a seguinte mensagem:
FLAVIO É DINOVO SARNEY.
Eu vi (eu o autor dessa matéria)...
Eu estava lá...
E um dos cartazes estava colado em um ponto de ônibus da praça central de S. Luis próximo a Praça Deodoro... Proximo ao Liceu Maranhense... Parada do ônibus que faz a linha Coheb-Filipinho Via João Paulo - Liberdade - entre outros...
Considero eu - que na época não votei, somente justifiquei pois meu domicilio eleitoral era na cidade de São Paulo - foi um puro golpe baixo.
Além de semear entre os crentes evangélicos que o candidado Flavio Dino, se eleito, restringiria ou até mesmo, baniria o direito ao culto e a liberdade religioso - o que é impossivel de ocorrer já que o municipio é subordinado ao estado, o estado à nação e a nação à Constituição nela vigente.
Além de toda essa "propaganda enganosa e desmoralizante", João Castelo, que tinha o apoio declarado do então Governador Jackson Lago, tocou em alguem forte e que, mais uma vez, surge dentre as cinzas...
Alguem... não.
Retificando...
Algo poderoso que na época, porém, estava adormecido:
O IMPÉRIO SARNEY.
Agora com a ascensão de Roseana Sarney a ao mesmo de José Sarney a nivel regional e nacional, a coisa ficou feia e muito para aquele que acreditava e contava com o apoio de quem um dia pode e foi o primeiro a tirar o Império Sarney do cenário político regional.
Tirou sim... porém... por pouco tempo...
E agora, Sr. Prefeito... Que vais fazer?
Prepare os seus advogados pois, quem toca nos Sarneys e no seu Glorioso Império, não permanece vivo - ou melhor - imune, para contar a história...
Que Deus abençoe a São Luis e a todos os seus habitantes...
Eu amo a S. Luis...
Terra encantada...
Povo encantador.
Rafah El S. dos Santos.
msn para contatos: escritoriovirtual_rafah@hotmail.com
Mande seus comentários, reclamações...
Declare a sua opnião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário